A Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) promove o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental (CBSM) de 22 a 24/07, em São Paulo, na Universidade Paulista (UNIP), campus de Indianópolis. A atividade conta com o apoio do CRPRS.
O objetivo do 8º CBSM é discutir a política de saúde mental, seus avanços, sua potência, seus impasses, a luta antimanicomial e o futuro das políticas de saúde e de proteção social no Brasil. Esse será um momento para uma profunda reflexão sobre os destinos da democracia no Brasil, a garantia de direitos, o exercício da cidadania das/dos usuárias/os da Rede de atenção psicossocial (RAPS), a inclusão socioeconômica pela via da economia solidária, os processos de valorização e reconhecimento social das pessoas com experiências de sofrimento mental, as diversas formas de cuidado e o porvir da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
As inscrições podem ser realizadas em https://www.congresso2022.abrasme.org.br/inscricoes.
Serão realizadas 16 mesas redondas, 3 grandes debates, conferências, oficinas, minicursos e dezenas rodas de conversa. Além disso, teremos feiras de economia solidária, espaço para as artes, feira de livros. Consulte a programação preliminar aqui.
O 8º CBSM terá 10 eixos temáticos abrangendo as várias discussões que caracterizam a complexidade e a diversidade desse campo, confira abaixo:
1) Antropofagias e insurgências: arte, cultura e práticas emancipatórias.
2) Clínicas e práticas de cuidado na atenção psicossocial.
3) Atenção psicossocial, interseccionalidades e decolonialidade: classes, gêneros, orientações sexuais, racismos e etnias.
4) Determinação social em saúde mental: desigualdades sociais, iniquidades, exclusão social, violências e sofrimento social.
5) A política da Reforma Psiquiátrica e o SUS: financiamento, gestão, redes de serviços, formação, processos de trabalho, intersetorialidade, monitoramento e avaliação, contrarreforma - análises e enfrentamentos, saúde mental na Universidade, saúde mental e trabalho.
6) Democracia, Participação Social e Movimentos Sociais: controle social, lutas antimanicomiais e movimentos antiproibicionista, movimentos anticapacitistas, movimentos ambientalistas, movimentos estudantis.
7) Estratégias de desinstitucionalização e Direito à Cidade: Reabilitação Psicossocial, economia solidária, trabalho e geração de renda, centros de convivência, redes solidárias de usuárias/os e familiares, despatologização, desmedicalização.
8) A Reforma Psiquiátrica e as populações vulnerabilizadas: povos encarcerados, povos tradicionais e originários, população em situação de rua, imigrantes, refugiados, vítimas de desastres.
9) Análises da política sobre álcool e outras drogas no Brasil: legislação, financiamento, serviços, ideologias, retrocessos e vanguardas.
10) Pandemia, pós-pandemia e a saúde mental: aspectos sanitários, impacto epidemiológico, rede assistencial, repercussões psicossociais, memória e reparação.
8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental
Data: 21 a 24/07/2022
Local: UNIP - Campus Indianópolis - R. Dr. Bacelar, 1212 - Vila Clementino, São Paulo - SP.