O Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (FÓRUM/RS) promoveu na sexta-feira, 11/11, o VI Seminário de Fiscalização Profissional. A atividade, que teve como tema central “Ações conjuntas entre Conselhos Regionais e Ordens das Profissões com entidades públicas - Foco na gestão pública”, contou com a participação dos/as psicólogos/as fiscais do CRPRS Letícia Giannechini, Adriana Dal Orsoletta, Flávia Cardozo de Mattos, Lúcia Regina Cogo e Lucio Fernando Garcia e dos/as conselheiros Silvana de Oliveira e Silvio Augusto Lopes Iensen.
Na oportunidade, foram apresentadas ações de parcerias entre as diversas instituições públicas que direta ou indiretamente contribuem para a realização das atividades, mais precisamente, da Fiscalização, tais como Ministério Público, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e Tribunal de Contas da União e do Estado. As ações do Grupo de Agentes Jurídicos dos Conselhos e Ordens – GAJ, no que se refere à dívida ativa e exercício ilegal da profissão, também foram destacadas durante o evento.
Conforme a administradora Deleuse Russi de Azevedo, fiscal do Conselho Regional de Administração e coordenadora do VI Seminário, o tema do seminário foi definido a partir de sugestões dos próprios conselhos, tendo em vista a atual conjuntura do país. “Esperamos que tudo o que foi tratado no Seminário possa repercutir em nossas práticas, com um novo olhar para gestão pública, como agentes públicos que somos”. Deleuse espera que os/as profissionais possam, cada vez mais, ter consciência da importância do trabalho de seus conselhos profissionais. “É muito mais do que um simples registro, é a organização necessária para trabalharmos em prol da sociedade brasileira”, concluiu.
O Seminário aconteceu no auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público do RS, em Porto Alegre.