O projeto Visita ao CRPRS recebeu 33 formandos da Unisc e uma estudante da Anhaguera nesta sexta-feira (29). As/Os estudantes receberam informações sobre o funcionamento do Sistema Conselhos e também puderam realizar o pré-cadastro no CRPRS, para que possam completar o registro profissional pelos Correios depois da colação de grau. Todas/os foram convidadas/os a participar do Encontro Gaúcho da Psicologia, que será realizado entre 16 e 18 de agosto.
As/Os estudantes foram recebida/os pela relações públicas Nádia Miola, que explicou o processo de regulamentação profissional e as instâncias do Sistema Conselhos, e pela funcionária Taissany Rocha Caetano, que sanou dúvidas sobre inscrição, anuidade e exercício profissional.
A psicóloga fiscal Flávia Cardozo de Mattos, por sua vez, apresentou as principais resoluções que embasam a prática profissional da/o psicóloga/o, especialmente em relação às questões éticas e divulgação dos serviços profissionais. Ela citou cuidados que as/os profissionais devem ter ao divulgar seu trabalho seguindo as recomendações do artigo 20 do Código de Ética. “É preciso ter cautela com o uso de nomes comerciais e com estratégias de divulgação apelativas, que acabam desqualificando a atividade profissional”, disse.
Também explicou sobre os cuidados que as psicólogas/os, especialmente em início de carreira, devem ter com terapias sem respaldo científico, que não são autorizadas como atividades clínicas da Psicologia. “Notamos que as dúvidas surgem principalmente quando as/os novas/os profissionais se lançam ao mercado. Nossa recomendação é que busquem auxílio do Conselho”, esclareceu.
O conselheiro Nauro Mittmann reforçou essa estratégia ao definir como “solitária” a profissão de Psicóloga/o. Segundo ele, grande parte das investigações que surgem na Área Técnica do CRPRS são originadas em falta de informação. “Seja no interior do Estado, seja no consultório, nossa atividade tem uma tendência de ser solitária. Por isso, é necessário buscar supervisão continuamente. Usem o CRP para orientação, é nosso papel”, disse.