No dia 29/05, o CRPRS promoveu o webinário Atuação da Psicologia em Emergências e Desastres, com transmissão pelo Canal do CRPRS no Youtube, tendo como tema "Intersetorialidade e transetorialidade na gestão de desastres".
Os Webinários ,que vêm sendo realizados pelo CRPRS desde o início de maio, têm como objetivo trazer orientações para profissionais da Psicologia que estão atuando como voluntárias/os ou como trabalhadoras/es das Redes de Atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas cidades atingidas pelas enchentes que assolam o estado do Rio Grande do Sul.
Na abertura do evento, o conselheiro Diego Gonçalo Moraes Gomes, presidente da Comissão de Ecologias, Emergências e Desastres do CRPRS, resgatou toda a mobilização que vem sendo feita pelo Conselho desde o final de abril, buscando dar uma resposta adequada à categoria e conciliar saberes e articulações junto com o poder público, e ressaltou a importância do trabalho em Rede. “Essa é uma construção intensa, um movimento sem precedentes. Estamos promovendo webinários e rodas de orientação para instrumentalizar e referenciar psicólogas/os que estão atuando nas linhas de frente, auxiliando comunidades e territórios. Contribuindo, com toda a atenção que esse momento exige, no preparo técnico e teórico dessa construção coletiva”.
Giselle Vieira, assistente social que atua como gerente geral de Atenção Social da Secretaria Executiva de Defesa Civil em Recife, falou sobre a experiência pioneira de inserção da Psicologia na gestão integrada de risco. “É importante pensar na atuação da Psicologia em todas as fases, não somente quando o desastre acontece. A atuação na prevenção em territórios de risco, com equipes multidisciplinares, é fundamental”, analisou citando a topografia desafiadora da cidade de Recife, extremamente vulnerável às mudanças climáticas.
Na sequência, a socióloga Cinthia Miranda, coordenadora-geral do Serviço de Proteção em Calamidades Públicas e Emergências no SUAS - Sistema Único de Assistência Social/DPSE/SNAS/MDS, apresentou como acontece a gestão no SUAS diante de um desastre. “A atuação do SUAS em emergências e desastres exige uma proteção social adaptativa para articulação entre setores e políticas públicas já existentes”, citou. De acordo com a convidada, os fundamentos que orientam a atuação no SUAS nesse contexto são baseados na primazia da coordenação do poder público estatal; nas ações coordenadas e no fortalecimento das capacidades locais; na garantia dos direitos, prevenção e combate á violência e violação de direitos; no fortalecimento da participação e do controle social e respeito à cultura local; e na atuação intersetorial.
A necessidade de se retomar modos de vida que nunca existiram foi o tema abordado pela psicóloga psicanalista Sandra Maria Sales Fagundes, consultora de políticas públicas Conselho Consultivo da Fundação Perseu Abramo. “Para se reconstruir, precisamos assumir que teve uma construção, passamos por uma desconstrução e precisaremos usar a imaginação para uma transconstrução, baseada na trans-setorialidade, para se retomar uma vida que nunca existiu. Precisamos repensar nossa relação com a natureza, com a terra e o quanto o meio ambiente não é somente um meio, mas parte da nossa vida”. A complexidade desorientadora do momento – em que as pessoas perderam parâmetros de seu cotidiano e a noção de tempo e espaço – evidencia a necessidade de se entender os riscos e de se pensar em um trabalho de prevenção. “Não podemos negar as vulnerabilidades do nosso estado”, afirmou Sandra.
A mediação da atividade foi feita pela psicóloga Beatriz Schmidt, professora no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Confira como foram outros webinários realizados pelo CRPRS clicando aqui.
Congresso Nacional da Psicologia
A atividade foi considerada preparatória para o 12º Congresso Nacional da Psicologia, evento que será realizado pelo Sistema Conselhos de Psicologia em 2025, em que são discutidas e deliberadas políticas prioritárias para as próximas gestões dos Conselhos Regionais e do Federal. O tema do 12º Congresso Nacional da Psicologia será “Psicologia e Democracia: a pluriversalidade do nosso fazer”.
Saiba mais em crprs.org.br/cnp.