Nos dias 07/09 a 09/09, o CRPRS participou do XIV Encontro Anual da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP): Diálogos e Reconstruções, que aconteceu na Faculdade de Educação de Campinas/SP. Estiveram presentes representando o CRPRS as conselheiras Eliana Sardi Bortolon, Silvana Maia Borges, o conselheiro Jean Von Hohendorff e o colaborador Vinicius Pasqualin.
A conselheira Silvana Maia Borges e o conselheiro Jean Von Hohendorff junto do colaborador Vinicius Pasqualin representando o CRPRS apresentaram a mesa redonda “A Psicologia na promoção de espaços escolares protetivos: Políticas públicas educacionais e a formação das psicólogas”, onde debateram a Lei Federal nº 13.935/2019, que dispõe da obrigatoriedade da presença de profissionais da Psicologia e Serviço Social nas escolas da rede pública de educação básica, momento importante para defender a inclusão da Psicologia Escolar Educacional nos currículos de graduação.
De acordo com a conselheira Silvana, o evento, além de discutir amplamente a formação, com viés crítico, defendendo o ensino presencial nos cursos de Psicologia, colocou em interlocução pessoas e entidades de diferentes regiões do país. “Nos possibilitou muitas trocas, com as quais aprendemos muito, inclusive trouxemos algumas experiências para pensarmos ações no CRPRS”, relatou.
Outro ponto importante para a Comissão de Educação foi à aproximação entre as Comissões de Educação dos Conselhos de Psicologia da Região Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo deixado como encaminhamento a realização de uma reunião entre as Comissões para este ano ainda.
O presidente da Comissão de Formação do CRPRS, Jean Von Hohendorff, destacou a atuação da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) em garantir a qualidade do ensino em Psicologia e a formação em Psicologia, com pessoas que tenham sua existência respeitada, incluindo a população indígena, negra e LGBTQIA+. “A ABEP é a base para que tenhamos uma categoria profissional preparada para manejar situações em que a Psicologia é chamada a atuar. O que percebemos, infelizmente, é uma formação muito eurocentrada, baseada em autores brancos europeus e norte-americanos. Precisamos investir em uma formação que atenda a diversidade da população brasileira e promova o entendimento do processo ético e político da Psicologia”, argumentou.
O conselheiro também apresentou um trabalho sobre “O lugar da docência na atuação profissional de pessoas psicólogas e na formação ética em Psicologia”, destacando a necessidade de normativas para garantir que as pessoas docentes estejam alinhadas com o projeto ético-político da Psicologia e respeitem os direitos humanos.
A conselheira Eliana Sardi Bortolon também contribuiu com o XIV Encontro Anual da ABEP, realizando duas participações, sendo uma sobre a “Formação para as políticas públicas: desafio da Psicologia brasileira” e a outra sobre “Estágios em Psicologia: campo de descobertas”. A conselheira Eliana destacou que o Brasil é o país que tem mais psicólogas/os em todo o mundo. “Somos a maior Psicologia do mundo, nenhum país tem tantos psicólogos quanto nós. O número de psicólogas/os formadas/os a cada ano continua aumentando, o que gera reflexões para o Sistema Conselhos e entidades parceiras, como a ABEP. Foi significativo estar lá para refletir sobre formação, estágios e práticas profissionais em Psicologia”, revelou.
No congresso, foi apresentado o GT dos estágios, que tem trabalhado na criação de materiais informativos atualizados sobre estágios em Psicologia. Também foi introduzido o sistema de avaliação de práticas em Psicologia Aluísio Lopes de Brito, uma novidade que o CFP está implementando.