Vídeos

O episódio 49 do CRPcast já está no ar no YouTube, Spotify e Deezer abordando o tema da avaliação psicológica e seu compromisso com os direitos humanos, especialmente com as relações raciais.

Durante o processo de avaliação, a psicóloga deve basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos, técnicas e instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente. A Resolução do Conselho Federal de Psicologia número 31 de 2022 estabelece diretrizes para a realização de avaliações psicológicas e inclui um capítulo específico sobre justiça e proteção dos direitos humanos nesse contexto.

Participam da roda de conversa desse episódio a psicóloga Helena Santos Guido, que te, especialização em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental e desenvolve atividades relacionadas à formação de professores, orientação parental e psicologia escolar, e a psicóloga Rosiane Martins de Souza Teodoro, especialista na área de educação especial, avaliação psicológica e mestranda em Educação no Ensino Superior e é membro da Plenária de Mulheres Negras do norte do Paraná e colaboradora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Estadual de Londrina.

Para mediar a roda, contamos com a colaboração da conselheira Daiana Meregalli Schütz, presidenta das Comissões de Avaliação Psicológica e de Ética do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul. Daiana é doutora e mestra em Psicologia, especialista em Psicologia Clínica, Avaliação Psicológica e Psicologia Jurídica. 

Acesse em crprs.org.br/crpcast para ver outros episódios.


Está no ar o Episódio 48 do CRPcast que propõe uma reflexão sobre uma atuação clínica para além do modelo tradicional, pautado em teorias eurocentradas, individualizantes e em saberes coloniais.

O episódio conta com a participação das psicólogas Simone Mainieri Paulon e Michele de Freitas Faria de Vasconcelos, da Clínica Feminista Antirracista Interseccional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é mediado pelo psicólogo clínico e conselheiro vice-presidente, Ademiel de Sant’Anna Junior.

Em agosto, no Mês das Psicologias, o CRPRS refirmou a mensagem "Aprender com a pluriversidade de existências, potencializa a nossa existência”. De que forma a atuação na clínica pode contribuir para potencializar existências pluriversais? Como saber mais sobre o trabalho da clínica antirracista e feminista? Esses são alguns dos pontos abordados nesse episódio.

Acesse em crprs.org.br/crpcast para ver outros episódios.


O Episódio 47 do CRPCast destaca os (im)pactos da branquitude no avanço e fortalecimento do SUAS, dando sequência às discussões feitas durante a Etapa Sul da III Mostra Psicologia no SUAS.

A atuação da Psicologia na garantia de direitos humanos e socioassistenciais, especialmente no Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, é atravessada por marcadores sociais relacionados a etnia, gênero, classe e sexualidade. Afirmar essas diferenças é fundamental para a construção de um SUAS equânime calcado na garantia de direitos e na proteção da dignidade humana, sobretudo das populações historicamente alijadas de seus direitos. Caso das comunidades periféricas, da população negra, LGBTQIA+, comunidades tradicionais indígenas, quilombolas, povos de terreiro e tantos outros grupos que cotidianamente enfrentam o racismo religioso.

Para discutir esse contexto em que os serviços de Assistência Social lidam com diferentes formas de opressão construídas a partir da colonialidade e da branquitude, convidamos a psicóloga e poeta Maíne Alves Prates e o psicólogue Wanderson Vilton Nunes da Silva.

Maíne é mestra e doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, compondo o Núcleo de Estudos É'lééko (Elecô) - Agenciamentos Epistêmicos Antirracistas Descoloniais. Atua como promotora de saúde da População Negra em Porto Alegre e tem experiência na assistência social e na saúde mental. 

Wanderson é professore e pesquisadore periférico, nordestine do interior de Pernambuco. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas, possui doutorado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco na condição de pós-doutorande e membre do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Modos de Subjetivação do Núcleo de Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação, o E-politcs (I-pólitics) da UFRGS.

A Roda de Conversa foi mediada por Saraliz, graduande em Psicologia pela Uniritter e estagiárie no Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul.

Acesse em crprs.org.br/crpcast para ver outros episódios.


A edição 46 do CRPcast, o podcast do CRPRS, da sequencia ao debate sobre a atuação da Psicologia diante da emergência climática vivenciada no estado desde o final de abril e suas consequências. Este episódio busca destacar os principais desafios e antecipar as expectativas da profissão após o desastre.

A roda de conversa é mediada pelo conselheiro Diego Gonçalo Moraes Gomes, presidente da recém criada Comissão do CRPRS Ecologias, Emergências e Desastres, e conta com as participações do psicólogo Christian Haag Kristensen, doutor em Psicologia, da psicóloga Beatriz Schmidt, doutora em Psicologia e da psicóloga Maria Luísa Pereira de Oliveira, mestra em Saúde Coletiva.

Reconhecendo a proporção avassaladora da emergência climática que que todo o estado do Rio Grande do Sul vem vivenciando desde o final de abril, o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul compôs um plano de orientações à categoria para subsidiar as ações de assistência às vítimas e orientar a população de uma forma geral. A organização da Comissão Ecologias, Emergências e Desastres; a promoção de rodas de orientação com o objetivo de instrumentalizar psicólogas que estavam atuando junto às vítimas das enchentes; a realização de webinários, abertos a toda categoria e sociedade, sobre diversos conceitos relacionados à atuação da Psicologia em Emergências e Desastres; a produção de materiais de orientação; e atendimento a diversas demandas da mídia nacional foram algumas das ações do CRPRS.

A edição 45 do podcast apresentou as principais ações do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul diante das enchentes que assolaram o estado.


Já está no ar a edição 45 do CRPcast, o podcast do CRPRS, apresentando as principais ações do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul diante das enchentes que assolaram o estado desde o final de abril e suas consequências.

A Roda de Conversa é mediada pelo jornalista Tomas Edson Silveira Rodrigues, coordenador de Comunicação do CRPRS, e conta com a participação da conselheira presidenta do CRPRS, Míriam Cristiane Alves, da conselheira tesoureira, Maria Luiza Diello, e da psicóloga fiscal do CRPRS Flávia Cardozo de Mattos, coordenadora da Área Técnica.

Reconhecendo a proporção avassaladora da emergência climática que que todo o estado do Rio Grande do Sul vem vivenciando desde o final de abril, o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul compôs um plano de orientações à categoria para subsidiar as ações de assistência às vítimas e orientar a população de uma forma geral. A organização da Comissão Ecologias, Emergências e Desastres; a promoção de rodas de orientação com o objetivo de instrumentalizar psicólogas que estavam atuando junto às vítimas das enchentes; a realização de webinários, abertos a toda categoria e sociedade, sobre diversos conceitos relacionados à atuação da Psicologia em Emergências e Desastres; a produção de materiais de orientação; e atendimento a diversas demandas da mídia nacional foram algumas das ações do CRPRS.

O Episódio 46 dará sequência a este tema destacando a atuação da Psicologia em emergências e desastres.


Já está no ar a edição 44 do CRPcast, o podcast do CRPRS, que conversa sobre a importância dos direitos humanos na formação de psicólogas e psicólogos. Também é assunto neste episódio, o compromisso ético da Psicologia na defesa dos direitos humanos, que é tema da mais recente campanha lançada pela Comissão de Formação do CRPRS.

Os direitos humanos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todas as pessoas. São os direitos humanos que regem o modo como as pessoas vivem em sociedade e entre si, bem como sua relação com o Estado e as obrigações que o mesmo tem em relação a todas as pessoas. Os direitos humanos, em teoria, estão destinados a serem aplicados de maneira igualitária a todas as pessoas, independentemente de sua origem, raça, religião, gênero ou qualquer outra característica. Eles são fundamentais para garantir a dignidade e o respeito de todos os seres humanos. Ocorre que, na vivência de tais direitos, há marcadores sociais que evidenciam a desigualdade da realidade brasileira. Nesse sentido, faz-se necessário uma postura crítica para o exercício profissional.

A roda de conversa é mediada pela conselheira do CRPRS Eliana Sardi Bortolon, presidenta da Comissão de Formação, e conta com a participação da psicóloga Nita Tuxá, indígena do povo Tuxá, mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Roraima, docente no curso de psicologia do Centro Universitário do Rio São Francisco, na Bahia, e conselheira do Conselho Federal de Psicologia e do psicólogo Gabriel Alves Godoi, especialista em Direitos Humanos e Políticas Públicas, mestre e doutorando em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e assessor técnico de Políticas Públicas do CRPRS. 

Já está no ar o episódio 43 do CRPcast, podcast do CRPRS, com o tema Psicologia e Perícia no Judiciário, debatendo sobre a atuação de psicólogas/os peritas/os, profissionais que realizam avaliações psicológicas no Judiciário.

A atuação da Psicologia na Perícia Judicial está legitimada pelo Decreto que regulamenta a Lei de criação da profissão, de 1964. Ou seja, há 60 anos existe a previsão da atuação da Psicologia na área jurídica realizando perícias e emitindo laudos e pareceres que auxiliam nas tomadas de decisões dos juízes.

As Resoluções do Conselho Federal de Psicologia nº 08 de 2010 e nº 17 de 2012 tratam especificamente sobre essa atuação, marcando a responsabilidade técnica e ética desse fazer.

A roda de conversa é mediada pela conselheira Daiana Meregalli Schütz, presidenta das Comissões de Ética e de Avaliação Psicológica do Conselho, e conta com a participação da psicóloga Raquel Alifredi Paulachi, que compartilha sua experiência como psicóloga perita, e do psicólogo Rodrigo Stachlewski Palma, fiscal do CRPRS. 

Acompanhe os episódios do CRPcast e conheça a diversidade e a transformação que o trabalho da Psicologia promove.

Acompanhe todos os episódios em crprs.org.br/crpcast.

A Psicologia no enfrentamento às violências no contexto organizacional e do trabalho é tema do episódio 42 do CRPcast
O episódio já está disponível nos principais agregadores de áudio e YouTube.

O tema da campanha lançada pelo CRPRS por meio da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT), também é assunto na quadragésima segunda edição do CRPcast. Neste episódio convidamos as psicólogas Rita Rejane Luedke e Aline Rottini para conversarem sobre o assunto.

Para mediar a Roda de Conversa, contamos com a participação da psicóloga Mayra Medeiros Osorio, conselheira e presidenta da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRPRS. Mayra é especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e psicóloga na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Pampa.

O episódio é apresentado por Leocádia Costa e é produzido pela Mirai.

Acompanhe os episódios do CRPcast e conheça a diversidade e a transformação que o trabalho da Psicologia promove.

Acompanhe todos os episódios em crprs.org.br/crpcast.

O episódio 41 do CRPcast, já disponível nos principais agregadores de áudio e YouTube, apresenta uma conversa sobre a garantia dos direitos básicos para pessoas trans no Brasil. O bate-papo é em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado nesta segunda-feira, 29/01, data em que completa 20 anos de existência.

A psicóloga Emily Mel Fernandes de Souza media a conversa, que teve as participações do cientista social e professore de sociologia Hack Basilone, do sociólogo intersexo Amiel Modesto Vieira e da psicologue Oliv Caldieraro.


O episódio nº 40 do CRPcast, que encerra 2023, apresenta o debate sobre a Cannabis Terapêutica com a reprodução de trechos de falas feitas durante o evento "Cannabis Terapêutica: o que a Psicologia tem a ver com isso”, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul em novembro.  

Maria Luiza Diello, conselheira do CRPRS e integrante do GT Canábico; Anderson Matos, conselheiro e coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia e Tratamento com Cannabis Terapêutica do CRP-MG; e Fábio José Orsini Lopes, conselheiro do CRP-PR, membro do GT Psicologia, Cannabis e Psicodélicos do Conselho Federal de Psicologia, falam sobre a necessidade de orientar categoria e sociedade sobre o que a cannabis terapêutica tem a ver com a Psicologia. O tema ainda enfrenta barreiras do conservadorismo, do racismo e do proibicionismo.

O episódio já está disponível nas principais plataformas de áudio e no Canal do Youtube do CRPRS. A apresentação é de Leocádia Costa, em uma produção de Mirai.

Acompanhe todos os episódios em crprs.org.br/crpcast .

O trigésimo nono episódio do CRPcast  tem as participações do psicólogo Paulo Gonzaga e do sociólogo Henrique Restier, no bate-papo mediado por Jordan Severo de Mello, psicólogo e assessor de Comissões do CRPRS. A apresentação é de Leocádia Costa/MIRAI.

O trigésimo oitavo episódio do CRPcast apresenta um novo formato mais dinâmico e fluido, com as participações da psicóloga Victoria Guttiérrez e do psicólogo Joari Carvalho, no bate-papo mediado por Diego Gonçalo Moraes Gomes, psicólogo e conselheiro do CRPRS. A apresentação é de Leocádia Costa/MIRAI.

O trigésimo sétimo episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRP Destaca", "Psi, o quê?" e "Roda de Conversa”. No quadro "Psi, o quê?” a psicóloga Valéria Gonzatti fala sobre documentos psicológicos. Na "Roda de Conversa” as participações são da psicóloga fiscal Antonieta Bridi e do psicólogo fiscal Lucio Garcia, mediados pela conselheira Daiana Schütz. Na locução contamos com a participação da relações públicas do CRPRS, Nádia Miola. A apresentação é de Leocádia Costa.

Programa de 06/10/23

Tema: Saúde do/a Trabalhadora/or 

Convidados:  Cláudia Beux dos Santos Roduyt da Rosa (CRP 07/13636), graduada pela UPF, pós-graduada em Epidemiologia e Saúde do Trabalhador e em Intervenções Psicossociais pela UFBA e mestranda no PPG em Saúde e Ruralidade pela UFSM, integrante da Equipe do CEREST MACRONORTE, e de Tatiane Oliveira (CRP 07/20438), mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, atua no Departamento de Gestão de Pessoas, na área da Saúde do Trabalhador na Secretaria da Saúde do RS.

Mediação: Mayra Medeiros Osório (CRP 07/25137), especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (ULBRA), presidenta da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRPRS, atua como psicóloga na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UNIPAMPA na área da Saúde do Servidor Público e como psicoterapeuta psicanalítica.

O trigésimo sexto episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRP Destaca", "Arte Psi", "Psi, o quê?" e "Roda de Conversa”, com as participações de integrantes da gestão do CRPRS. Na roda de conversa, a mediação é do conselheiro Ademiel de Sant´Anna Júnior que conversa com a presidenta do CRPRS, Míriam Cristiane Alves, as conselheiras Maria Luiza Diello e Thaíse Mendes Farias e o conselheiro Leandro Inácio Walter. 
Nas locuções contamos com as participações das conselheiras Jéssica Prudente, Eliana Sardi Bortolon e Ayanna de Campos Bueno. A apresentação é de Leocádia Costa.

Programa de 11/08/23

Tema: Da Boca do Monte à Cidade da Kiss: 10 anos de trauma e silenciamento

Convidados: Bruna da Silva Osório Pizarro (CRP 07/20208), psicóloga, mestra em Psicologia, atenta às questões de gênero, raça, classe, aos estudos feministas e psicanálise, ex-conselheira do CRPRS e integrante do GT Kiss do CRPRS e do Coletivo de Psicanálise de Santa Maria; e Gabriel Rovadoschi Barros (CRP 07/29636), psicólogo mestre e doutorando em Distúrbios da Comunicação Humana, atual presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria e intgrante do GT Kiss do CRPRS e do Coletivo de Psicanálise de Santa Maria.

Mediação: Ayanna de Campos Bueno (CRP 07/29844), yalorixá, mãe, psicóloga, pós-graduanda em Sexualidade Humana (Faveni), conselheira e presidenta da Comissão Gestora da Subsede Sul do CRPRS e Paula Hosana Silveira Biazus (CRP 07/23535), mestra em Educação, apaixonada por comunicação e o humano no mundo, curiosa das políticas públicas, sexualidade e narrativas autobiográficas e colaboradora do CRPRS, membro da Comissão Gestora da Subsede Centro-Oeste do CRPRS.

O trigésimo quinto episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRP Destaca", "Arte Psi", "Psi, o quê?" e "Roda de Conversa”, com as participações de mulheres pretas em homenagem ao 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela. 
Na "Roda de Conversa" as psicólogas Caroline Rodrigues Ferreira e Roberta da Silva Gomes, são mediadas pela conselheira Silvia Edith Duarte Marques. 
No quadro "Psi, o quê?”, convidamos a Cecília Izidoro para falar sobre "Pretuguês". 
Nas locuções, contamos com a participação da conselheira Miriam Cristiane Alves e da funcionária do CRPRS, Dora Santos. A apresentação é da jornalista estagiária do CRPRS, Giulia Victória.

Programa de 21/07/23

Tema: Mulheres negras e Psicologia: contribuições das mulheres latino-americanas para a construção da Psicologia

Convidados: Jaqueline Gomes de Jesus (CRP 05/49337), professora de Psicologia do IFRJ, docente Permanente do PPG em Ensino de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da Fundação Oswaldo Cruz, doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB, com pós-doutorado pela Escola Superior de Ciências Sociais e História da FGV, pesquisadora-Líder do ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (CNPq/IFRJ); Kizzy Coutinho Vitória (CRP 07/38556), formada pela UFPel, estuda a Gestalt-terapia, rap e sua relação com a construção de identidade da população negra e jovem; e Yordanna Lara Pereira Rego, professora e pesquisadora, formação em História, mestre e doutoranda em Antropologia Social pela UFG, psicanalista pelo DGPC-GO, pesquisadora dos grupos nacionais de pesquisa em Relações Étnico Raciais e de Gênero Rosa Parks, Sertão e GEPEG.

Mediação: Psicóloga Ayanna de Campos Bueno  (CRP 07/29844), yalorixá, mãe, psicóloga, pós-graduanda em Sexualidade Humana (Faveni), presidenta da Comissão Gestora da Subsede Sul do CRPRS e Camila de Freitas Moraes (CRP 07/26053), psicanalista, mestra em Política Social e Direitos Humanos (UCPEL), doutoranda em Política Social e Direitos Humanos e presidenta da Comissão de Relações Étnico-Raciais do CRPRS.

O trigésimo quarto episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRP Destaca", "Arte Psi", "Psi, o quê?" e "Roda de Conversa”, com as participações da psicóloga Camila Dutra dos Santos e do psicólogo Ezequiel Amaral, mediados pela conselheira Thaíse Mendes Farias. 
No quadro "Psi, o quê?”, convidamos a conselheira Samantha Medeiros Ferreira para falar sobre LGBTfobia. 
Nas locuções, contamos com a participação das conselheiras Lívia Caldieraro de Souza e Daniela Pereira da Costa de Menezes. A apresentação é de Leocádia Costa.

Programa de 22/06/23

Tema: Capacitismo

Convidados: Ana Tereza Marques (CRP 06/141032), pessoa com deficiência, surda profunda, bilíngue, pós-graduada em Gestão de Pessoas pela USP ESALQ, conselheira do CRPSP, consultora parceria da Tree Diversidade e consultora Ad hoc do CFP sobre a pauta Pessoas com Deficiência, anticapacitismo e comunidade surda; Luís Henrique da Silva (CRP 07/31246), conselheiro do CRPRS, psicólogo social e clínico, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS e integrante do Núcleo de Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação (Núcleo E -política) e Rafael Antonio Carneiro(CRP 07/29069), conselheiro do CRPRS, psicólogo, pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica e em Direitos Humanos e Questão Social, pessoa com deficiência visual, ativista em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Mediação: Psicóloga Ayanna de Campos Bueno  (CRP 07/29844), yalorixá, mãe, pós-graduanda em Sexualidade Humana (Faveni), conselheira e presidente da Comissão Gestora da Subsede Sul do CRPRS.



| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | Última página
Total de 311 registros

SEDE - PORTO ALEGRE

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.


SUBSEDE SERRA - CAXIAS DO SUL

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.

SUBSEDE CENTRO-OESTE - SANTA MARIA

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.


SUBSEDE SUL - PELOTAS

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.