Realizado a cada três anos, desde 1994, o Congresso Nacional de Psicologia (CNP) é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. O CNP tem por objetivo a construção da agenda política da Psicologia Brasileira. Não se trata de um congresso científico-acadêmico. O CNP é um amplo processo de participação democrática em que todas/os as/os psicólogas/os são convidadas/os a sugerir as diretrizes para a profissão, as quais serão referências das gestões que serão eleitas para a direção dos Conselhos Federal (CFP) e Regionais de Psicologia (CRPs), em agosto de 2022.
Na prática, as/os psicólogas/os podem participar de eventos organizados pelos CRPs para sugerir ações para os CRPs e o CFP realizarem no próximo triênio. Os eventos acontecem primeiro nas etapas regionais e depois em uma etapa nacional. Assim, as propostas aprovadas pelas participantes são levadas à etapa seguinte, até culminarem nos Cadernos de Deliberações dos COREPs e do CNP. Da mesma forma, as/os psicólogas/os que participam dos eventos regionais, podem ser eleitas/os delegadas/os para representarem o seu regional na etapa seguinte, defendendo as propostas aprovadas no evento de sua região.
Tema: O Impacto Psicossocial da Pandemia: desafios e compromissos para a Psicologia Brasileira frente às desigualdades sociais
Eixos
Eixo 1) Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos
no Enfrentamento da Pandemia.
Eixo 2) Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas.
Eixo 3) O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.
Acompanhe a agenda de atividades e participe:
- Encontros preparatórios: a partir de maio de 2021
- Pré-Congressos Regionais da Psicologia (Pré-Coreps):