A partir desta quinta-feira, 02/06, até domingo, 05/06, acontece em Brasília o 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), evento nacional organizado pelo Conselho Federal de Psicologia que reunirá mais de 400 psicólogas/os e estudantes de Psicologia eleitas/os nos Congressos Regionais de Psicologia. No CNP serão debatidas e aprovadas as propostas que guiarão as diretrizes do Sistema Conselhos de Psicologia para os próximos três anos.
Realizado a cada três anos, o CNP não é um congresso científico-acadêmico, é o evento pelo qual é construída a agenda política da Psicologia brasileira. Por meio do CNP, a categoria tem garantida a sua participação democrática, como espaço de discussão e de transformação do funcionamento e das ações do Conselho Federal de Psicologia e dos Conselhos Regionais.
Um total de 375 psicólogas/os eleitas/os delegadas/os irão apreciar as 308 propostas formuladas, sistematizadas e aprovadas nas etapas regionais. Este é um processo amplo de debates, que se iniciou nos Conselhos Regionais, Subsedes ou Seções, com os Eventos Preparatórios, passando depois pelos Pré-Congressos (Pré-Coreps) e, em seguida, nos Congressos Regionais (Coreps).
Para representar o Rio Grande do Sul, foram eleitas/os no Congresso Regional da Psicologia (Corep), realizado no final de março, 17 psicólogas/os e dois representantes estudantis.
Saiba como foi o 11º Corep.
O tema do 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP) é “O Impacto Psicossocial da Pandemia: desafios e compromissos para a Psicologia Brasileira frente às desigualdades sociais”. As propostas são divididas em três eixos definidos pelo regulamento do 11º CNP:
Eixo 1 - Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia;
Eixo 2 - Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas;
Eixo 3 - O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.
Na sexta-feira, 03/06, as/os participantes serão divididas/os em nove grupos de trabalho. Cada grupo trabalhará com um conjunto de propostas constantes do Caderno de Propostas enviado às/aos delegadas/os, com uso do sistema de propostas desenvolvido pelo CFP. O objetivo dos grupos é apreciar um conjunto de propostas, por meio de destaques na redação, para posterior deliberação em Plenária. Ao final do Trabalho dos Grupos, será impresso o caderno com o resultado dos trabalhos, para apreciação da Plenária do 11º CNP. A Plenária, de caráter deliberativo, acontecerá nos dias 04 e 05/06. Nela, têm direito a voto somente as/os delegadas/os do 11º CNP, conforme previsto no Regulamento do 11º CNP.
No CNP também serão divulgadas as chapas que concorrerão à Consulta Nacional para o Conselho Federal de Psicologia, que será realizada de 23 a 27 de agosto de 2022, na modalidade on-line.
Transmissão ao vivo
Somente as/os psicólogas/os delegadas/os e estudantes que foram eleitas/os nos Coreps poderão participar presencialmente do CNP, em Brasília. No entanto, toda a categoria e a sociedade poderão acompanhar ao vivo, em tempo real, as atividades do Congresso nos perfis oficiais do CFP no YouTube, Facebook, Instagram e Twitter.
11º Congresso Nacional de Psicologia (CNP)
Data: De 2 a 5/06
Abertura: quinta-feira, 2/06, às 17h
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB)
Transmissão: canais oficiais do CFP
Saiba mais sobre o processo em https://www.crprs.org.br/11cnp.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia.