Na quinta-feira, 07/04, a Comissão de Educação, os Núcleos de Educação das Subsedes Serra, Centro-Oeste, Sul e a Comissão de Formação do CRPRS realizaram uma reunião de alinhamento com as universidades para debater os desafios na formação em Psicologia Escolar. O debate foi mediado pelo conselheiro Vinicius Pasqualin, presidente da Comissão de Educação, e contou com uma apresentação da coordenadora do Núcleo de Educação da Subsede Centro-Oeste, Silvana Maia Borges.
No evento foi debatido o avanço na construção de uma formação profissional cada vez mais qualificada e coerente com as demandas da sociedade, onde deve haver articulações permanentes entre as entidades que trabalham com o exercício profissional, instituições formativas e as demandas da sociedade.
Vinicius iniciou a discussão contextualizando o trabalho feito pela Comissão de Educação nos últimos meses. “Temos trabalhado muito em prol da regulamentação da Lei 13.935/2019, que prevê a inserção de psicólogas/os e assistentes sociais na rede de educação básica, com ações sendo realizadas por todo o estado”.
A coordenadora do Núcleo de Educação da Subsede Centro-Oeste, Silvana Maia Borges, reforçou a necessidade de se pensar espaços formais na formação dando ênfase em processos educativos: “Estamos falando de qualificar a formação na área com todo um direcionamento para políticas públicas educacionais para pensar nos processos educativos”.
A Comissão de Educação do Conselho tem recebido dúvidas de profissionais e das gestões sobre a atuação na área de Psicologia Escolar e Educacional, por isso tem feito um movimento para elucidar o que se pode ou não fazer na área. Em 2021 também foi realizado um levantamento das/os psicólogas/os escolares e/ou educacionais no RS, em que foram recebidas 246 respostas válidas de psicólogas/os que se autointitularam psicólogas/os escolares e/ou educacionais.
Fabíola Giacomini, que também é coordenadora do curso de Psicologia da Anhanguera, em Passo Fundo, mencionou que diálogos como esse são uma das poucas maneiras de dar suporte para o coletivo de psicólogas/os que estão iniciando na profissão e que irão ocupar as escolas e que essa ocupação não deve ser dentro de uma lógica de mercado medicalizante.
Estiveram presentes também as/os representantes das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT, Universidade La Salle, Faculdade do CEFI (FACEFI), Universidade Regional Integrada (URI) de Frederico Westphalen e Santo Ângelo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Faculdade Imed, Universidade do Vale do Taquari (Univates), Faculdade Factum e Uniftec Centro Universitário.
“Não é só entrarmos na rede, é uma possibilidade de mudança. Nós sabemos que é um campo de disputa, mas que seja por uma Psicologia inclusiva, promotora e a serviço da vida”, finalizou o conselheiro Vinicius Pasqualin.
Na ocasião, também foram passadas algumas informações da jornada "Psicologia na e com a educação: criando possibilidades e promovendo experiências”, que será realizado pelo CRPRS dias 26 e 27/05 em Porto Alegre. Em breve serão divulgadas mais informações.