A criação da Comissão de Relações Étnico-Raciais foi uma construção do Núcleo de Relações Raciais, a partir de articulação do grupo no 10º Congresso Regional da Psicologia (Corep), instância deliberativa e democrática do Sistema Conselhos de Psicologia que é uma etapa do Congresso Nacional da Psicologia (CNP).
Ações do Núcleo de Relações Raciais
Em sua trajetória, o Núcleo de Relações Raciais promoveu diversas ações voltadas às/aos profissionais da Psicologia e à sociedade. A campanha "O Racismo Tem Dessas Coisas" realizada em 2015 e 2016, buscou dar visibilidade a histórias de racismo, tendo como objetivo sensibilizar psicólogas/os sobre o impacto disso na construção da subjetividade. Pessoas negras narraram suas histórias em crprs.org.br/oracismotemdessascoisas, e os relatos foram analisados pelo núcleo e selecionados para publicação no site e nas redes sociais do CRPRS, com a hashtag #oracismotemdessascoisas, e também foram utilizados em cartazes. Essa campanha foi lançada durante o 1º Seminário do Núcleo de Relações Raciais, realizado em 2015 para marcar o mês de mobilização pró-saúde da população negra, vindo ao encontro dos princípios fundamentais do Código de Ética do/a Psicólogo/a, que preconiza que o/a profissional deve basear seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Em continuidade a essa campanha, foram realizados os encontros do Ciclo de Debates "O Racismo Tem Dessas Coisas", em 2018 e em 2019, com os temas "Na Formação", "Na juventude", "Na psicoterapia", "Nas Políticas Públicas", "No Gênero", "Na Educação", "Na Infância" e "Na Imigração". O Ciclo teve como objetivo promover a reflexão sobre estratégias de superação do racismo em diferentes campos de atuação da Psicologia, incluindo locais de trabalho, organizações, políticas públicas, formação, socioeducação, entre outros. Algumas edições foram gravadas em vídeo e disponibilizadas no canal do CRPRS no YouTube.
O Núcleo de Relações Raciais também promoveu Ciclo de Debates sobre a publicação Relações Raciais: referências técnicas para a prática da/o psicóloga/o", em 2018. Foram cinco encontros em que foram discutidos e analisados os eixos referenciais da cartilha do Conselho Federal de Psicologia sobre as questões raciais e o exercício profissional.
Em 2019, o núcleo realizou o evento “Descolonizar a psicologia: contribuições para o enfrentamento ao racismo”, realizado em maio deste ano, na sede do CRPRS, em Porto Alegre. A atividade buscou construir um espaço de discussão e orientação sobre as relações raciais, debatendo sobre questões raciais e branquitude, questões raciais e negritude, questões indígenas e contribuições da Psicologia no enfrentamento ao racismo.
No mesmo ano, o núcleo lançou o e-book “Núcleo de Relações Raciais: Percursos, Histórias e Movimentos”. A publicação resgata a trajetória do núcleo e aborda temas como a atuação cotidiana das/os psicólogas/os nas relações raciais, branquitude, o racismo institucional, a população negra na política de assistência social, o racismo na psicoterapia, a posicionalidade e a postura descolonizada, trajetórias de mulheres pretas psicólogas e o empoderamento através da coletividade.
As discussões promovidas pelo Núcleo de Relações Raciais em sua trajetória também motivaram e embasaram debates sobre essas questões em outras atividades realizadas na sede, nas subsedes e nos Polos do CRPRS.