A Comissão de Formação do CRPRS retoma a campanha do CRPRS “Estudar Psicologia é estudar...” destacando o tema Direitos Humanos. A iniciativa do CRPRS, por meio da Comissão de Formação, tem como objetivo abordar temas sensíveis à sociedade e que atravessam as práticas das psicólogas/os nos mais variados contextos.
Os direitos humanos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todas as pessoas. São os direitos humanos que regem o modo como as pessoas vivem em sociedade e entre si, bem como a relação com o Estado e suas obrigações em relação a todas as pessoas. Em teoria, estão destinados a serem aplicados de maneira igualitária, independentemente de sua origem, raça, religião, gênero ou qualquer outra característica. São fundamentais para garantir a dignidade e o respeito de todos os seres humanos.
A Psicologia tem o compromisso ético-político com a dignidade de todas as pessoas, devendo ir de encontro às negligências sociais, contribuindo para o enfrentamento de práticas psicológicas contrárias aos direitos humanos. O Código de Ética da Psicologia, em seu princípio fundamental I, afirma que a categoria baseará o seu fazer psi no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiada nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os direitos humanos indicam o caminho para uma atuação profissional condizente com o Código de Ética da Psicologia.
Acesse o texto completo e saiba mais sobre a campanha em crprs.org.br/estudarpsicologia.